09/02/2013

Simbolismo de Aquário

“No cântaro, Amigo, não cabe mais água. Dessa maneira, após teres estudado com afinco e te encontrares repleto de conhecimento, trata de distribuí-lo para poderes receber mais conhecimento. Como Ideal, tenha em mente o Homem de Aquário, com seu cântaro cuidadosamente equilibrado no ombro. É o símbolo do homem do futuro, que dará a todos, mas tão somente o que cada um necessite, com discriminação e amor.”
Max Heindel (traduzido da Rays from the Rose Cross)

Diz-se amiúde e com razão, por certo, que o rapaz é o pai do homem e sobre o mesmo princípio podemos dizer que o Filho do Homem é o Super homem. Portanto, quando o Sol entrar, por precessão, no signo ce­lestial de Aquarius, o Aguador, virá uma nova fase da religião do Cor­deiro exotèricamente, e o ideal que devemos perseguir está indicado no signo oposto: Leo. (1) 

A Lua, habitação do regente autocrático da raça e o dador de leis, Jeová, está exaltada em Taurus, o signo do Touro e quando o Sol tran­sitou, por precessão, por esse signo, todas as religiões de raça, mesmo a fase mosaica da religião ária do Cordeiro, pediram uma vítima propiciatória para cada transgressão da lei.

Mas o Sol está exaltado em Áries, e ao entrar nesse signo, por preces­são, o grande espírito solar, Cristo, veio como um Sumo Sacerdote da Religião Ária, e anulou o sacrifício de outros ao oferecer-se a Si mesmo como um sacrifício perpétuo pelo pe­cado do mundo.

Observando o ideal maternal de Virgo durante a Idade de Piscis e seguindo o exemplo de Cristo como um serviço de sacrifícios, a Imacula­da Concepção converte-se numa ex­periência real para cada um de nós, e Cristo, o Filho do Homem (Aquá­rio), nasce internamente.

Deste modo, gradualmente a fase terceira da religião Ária se manifes­tará e um novo ideal será encontra­do no Leão de Judá (Leo). Valor e convicção, fortaleza de caráter e vir­tudes semelhantes farão do homem realmente o Rei da Criação, digno da confiança e do afeto dos reinos in­feriores de vida, bem como do amor das divinas Hierarquias que sobre ele estão.

Assim, a mensagem mística da evolução do homem está marcada em caracteres de fogo no campo celestial, onde qualquer investigador pode ler. E quando estudemos o propósito de Deus, revelado no Zodíaco, aprende­remos a nos conformarmos inteligen­temente com Seus desígnios e deste modo abreviar o dia da emancipação de nosso limitado ambiente atual, para sermos perfeitamente livres co­mo espíritos, sobrepondo-nos à lei do pecado e da morte, por meio de Cristo, o Senhor do Amor e da Vida. 
 
Todos nós podemos e devemos de­cifrar a mensagem e resolver o mis­tério do Universo.
 
A entrada do Sol em Aquário, em que teremos mais estreita união com o Cristo, por uma forma elevada da religião do Cordeiro, está indicada, além do Zodíaco, no Evangelho de Lucas (22:10 e 11), Marcos (14: 13 a 15) e Mateus (26:18), pois o Cris­to Solar é simbolizado em Astrolo­gia pelo Sol, quer na evolução do homem, como das nações e do mun­do. Aquário às vezes é representa­do por uma mulher derramando água de um cântaro; outras vezes por um menino e outras ainda, por um ho­mem. A figura humana simboliza o Cristo já crescido no ideal dentro de nós; a água que se derrama sob controle do cântaro,significa o equilíbrio das emoções. Será, pois, a época do Amor racional, inteligente, o equilíbrio en­tre o coração e a mente, preconizado pelos Rosacruzes.
extraído da revista Serviço Rosacruz, janeiro, 1964