26/05/2013

Transmutando Quadraturas em Trinos

 
O Ser Supremo se manifesta em Seu aspecto tríplice como FORÇA, PALAVRA E MOVIMENTO, os quais correspondem à Vontade, Sabedoria e Atividade do Deus do nosso Sistema Solar. A Trindade, unidade perfeita, o Deus triuno, é representado astrologicamente pelo Trino. Deus, a Palavra Criadora, falada ou transformada nos seres dos diferentes mundos com suas infinitas formas, formas estas copiadas e moldadas em detalhes pelas Hierarquias Criadoras emanadas Dele. Esta criação ainda continua. A partir da atividade, matéria em movimento e força em ação temos a Quadratura astrológica.

A abordagem mais próxima que temos de um símbolo visível de Deus é o Sol, globo de luz e vida. Seus mensageiros e assistentes são as Inteligências espirituais nos planetas, as estrelas fixas das constelações e zodíaco. Na imensidão e esplendor do nosso sistema solar podemos ler a Palavra de Deus, guiando o homem como um Deus em formação no seu caminho evolutivo em direção à perfeição; da impotência à onipotência, do Espírito Virginal para uma Inteligência autoconsciente, espiritual e criadora.

As grandes Leis, de Renascimento e Consequência explicam, da maneira mais satisfatória e iluminada, a razão e o método da longa peregrinação do espírito através da matéria. Isto pode ser comparado a um período de treinamento em uma escola. A vida é uma escola cujo propósito, fim e objetivo não é brincar, mas sim trabalhar, aprender lições, ganhar experiência, conhecimento e sabedoria para que possamos melhorar e avançar para os campos mais altos do nosso esforço. Nossa vida atual pode ser comparada a uma aula dessa escola. Quando voltamos das férias, nossa estada nos mundos superiores, recomeçamos de acordo com nosso aproveitamento anterior.

O horóscopo calculado para o momento da nossa primeira respiração constitui o nosso relatório da encarnação precedente, com boas e más notas, o certificado do nosso caráter anterior, que precisa ser melhorado ou não, de acordo com nossa escolha.

Os 4 Anjos do Destino, representados no mapa pelos ângulos, consideram nossas piores notas como aspectos adversos: a quadratura e a oposição. Nos lugares do mapa em que esses aspectos aparecem, sabemos que indicam fraqueza, deficiência ou quebra das leis da natureza.

A quadratura mostra forças desarmônicas, produzindo dor e sofrimento. Impele-nos a adotar novas condutas, a retraçar nossos passos e a corrigir nossos erros. Uma quadratura corresponde a 1/4 do círculo de 360 graus ou seja, 90 graus; a oposição corresponde à metade de 360 graus, isto é a 180 graus. Reduzindo a unidades numerológicas (360 = 3 + 6+0; 90=9+0; 180=1+8 + 0), cada uma representa o número 9, número da Terra e do homem - número da humanidade - no atual e incompleto estágio da evolução.

O Trino constitui o triângulo do mérito, demonstrando boas qualidades de caráter e boas oportunidades adquiridas. O trino no nosso horóscopo representa na verdade que já trabalhamos duro nessa área.

Devemos lembrar-nos  que  as assim denominadas boas e más configurações não ocorrem ao acaso ou por sorte; são ambas o produto de nossos próprios atos voluntários no passado. De acordo com a imutável Lei de Consequência, nada vem até nós que não mereçamos, nada colhemos que não tenhamos semeado, seja bom ou mau. Todas nossas tentativas de fuga são inúteis, embora possamos passar por várias vidas até que o destino esteja maduro. Não se trata de retaliação, castigo ou retribuição, apenas a ação eterna da justiça.

Qualquer erro ou injustiça que tenhamos cometido necessita ser corrigido. As estrelas mostram pormenorizadamente a época em que o débito é devido. O pagamento precisa ser feito. Fugir disso está além de nossas forças. Mas, entendamos como um todo, que embora exista um certo destino do qual não podemos escapar, temos a oportunidade de utilizar nosso livre arbítrio para modificar causas que já estejam em andamento. Oportunidades para o bem, para melhoria, para o auto-controle e para o serviço são colocadas à nossa frente, uma a uma, em sucessão ordenada. Entretanto, como nós, espíritos livres e independentes, iremos encontrá-las, não pode ser determinado de antemão. Podemos até não percebê-las como oportunidades. Podem desaparecer antes mesmo que notemos suas possibilidades.

Quando iniciamos o maravilhoso estudo da ciência esotérica denominada Astrologia, às vezes nos desencorajamos e nos tornamos impacientes Parece-nos que tão vasta quantidade de conhecimento nunca poderá ser captada pela nossa frágil mente. Mas a firmeza, a persistência paciente e a determinação serão finalmente recompensadas. Então a chave dos céus nos será dada.

Quando essa chave, esse conhecimento astrológico, nos for dado, o que fazer com ele? Poderíamos dizer: "Usá-lo em favor da humanidade*. Mas o que realmente significa isso? Uns poderiam dizer: "Já tenho muito o que fazer. Como posso ajudar os outros?" Outro dirá: "Meus problemas me sufocam; não estou bem; tudo dá errado. Quando mais faço ou tento, mais as coisas pioram. Estudei meu horóscopo e tenho tantas quadraturas que não vejo esperança para mim".

Lógico que há esperança. Volte ao seu mapa. Vá ao silêncio do seu coração e comece a analisar a si próprio. Adote uma firme resolução para mudar a parte desagradável da sua disposição, elimine o medo, a dúvida e a suspeita. Eleve seu coração em prece. A luz interna começará a surgir e você verá mais claramente Inicie então um processo sistemático e contínuo para evitar as faltas mais evidentes e que tornam infelizes seus semelhantes.

Você poderá dizer: "Mas são os outros que com suas atitudes e temperamento difícil tornam minha vida mais dura" Não importa. Lembre-se que a Lei de Causação os trouxe até você. Preste atenção a si mesmo. Não tente mudar os outros até que você tenha melhorado você mesmo.

Procedendo assim, sua conduta, seu comportamento e a luz que brilhará em você, reagirão sobre os demais e a pouco e pouco a atmosfera carregada de discórdia se clareará. Aí você entenderá melhor seus Irmãos. Dessa maneira você terá o que de melhor se pode obter de suas quadraturas astrológicas e fará, do seu assim chamado horóscopo ruim, um frutífero e abençoado modelo de vida.

Agora finalmente você chegou ao ponto no qual, através do seu conhecimento astrológico e da demonstração pessoal do seu valor prático na vida diária, você poderá confortar e auxiliar aqueles que estão lutando para encontrar a luz.

Use sua astrologia para esse propósito.

A força mais poderosa no universo é o AMOR. O amor casado à razão, as faculdades da mente inteligentemente dirigidas, corpo e espírito, estão transformando o mundo em outro Jardim do Éden. Com o poder da imaginação e com a faculdade da intuição construa para si mesmo ideais de paz, beleza e harmonia. Siga-os com pensamentos puros e reto viver. Então acrescente energia a esses ideais com um intenso sentimento de compaixão para toda a humanidade.
Dessa forma as quadraturas do seu horóscopo serão transformadas e terão o poder dos trinos.
adaptado de artigos da seção de Astrologia da "Rays from the Rose Cross" do ano de 1976 e publicado no Ecos da Fraternidade Rosacruz, julho/agosto, 1993