09/09/2013

Astros, Vitaminas e Sais Minerais

 original por J.C.Hiriart Corda(*) - tradução por Alexandre D. Oliveira 
Seremos sintéticos no estudo das relações astrológicas entre vitaminas e minerais para que sua captação seja prática.

Experientes médicos encarregados da investigação desenvolvida em grandes e respeitáveis centros astrológicos, como T.R.F.,e outros, estudaram este tópico sinalizando dois casos a considerar especificamente.

1.  Quando o planeta ou os planetas estão inarmônicos no momento de nascimento; e

2.  Quando o planeta ou os planetas estão inarmônicos por progressão e (ou) trânsitos.

No primeiro caso a necessidade vitamínica é permanente devendo adotar-se formas de ingestão constantes. No segundo caso a necessidade é temporária, ou seja, enquanto estejam efetivos os trânsitos e as progressões.

Além disso, é conveniente recordar as dietas correspondentes aos nativos com sensibilidade nos diversos signos que alteram as funções dos órgãos respectivos.
Boa dieta, vitaminas, minerais, etc., ajudam a um melhor equilíbrio físico, o qual, unido a pensamentos elevados, contribui adequadamente, sendo necessária, para uma integral saúde psicofísica.
Aqui destacamos o resultado das observações realizadas:
(A)      Quando Mercúrio ou Urano estão inarmônicos provocam carência de cálcio, vitamina B1 e D. Da mesma forma luz solar.
(B)      Plutão inarmônico indica deficiência de vitaminas D, C, A e complexo B, cálcio, ferro e proteínas.
(C). O Sol em iguais condições, ou seja, desarmônico, requer iodo, manganês, complexo B e vitamina A.
(D) A Lua indica carência de vitamina B (complexo) e equilíbrio aquoso salino.
(E) Netuno requer alimentos energéticos, vitaminas D e B1, e pouca proteína.
(F) Saturno requer variedade de minerais, vitaminas e proteínas, já que este planeta provoca estados anêmicos generalizado, tecidos débeis e pouca vitalidade.
(G) Júpiter requer, estando inarmônico, enxofre, controle de glicose e gordura.
(H) Vênus requer nestas condições vitaminas A e E, iodo e cobre.
(l) Marte requer vitaminas A, B1 e C, ferro e poucas proteínas.
De acordo com a Medicina e atendendo às atuais condições de vida, todas as pessoas, ao chegar aos 40 anos necessitam ingerir vitaminas e minerais devido à menor potência orgânica na generalidade dos casos para assimilá-los e também às carências derivadas dos comestíveis devido à refinação, cocção, etc.
Eis aqui algo sobre dietas balanceadas, segundo experiências da Segunda Guerra Mundial. A ração denominada "Básica 7" incluía a seleção de um alimento de cada grupo cujo conteúdo integral abarca os princípios nutritivos essenciais.
Grupo 1 - Hortaliças, vegetais amarelos e verdes.
Grupo 2 - Frutas cítricas, tomates, repolho cru.
Grupo 3 - Batatas, e outras raízes; vegetais ou frutas.
Grupo 4 - Leite e seus derivados.
Grupo 5 – Carnes bovina, aves,, peixes, ovos e nozes.(vide nota)
Grupo 6 — Pão, farinhas, cereais.
Grupo 7 — Manteiga, margarina
Também há dietas adequadas para diferentes doenças; o médico deverá ser ouvido; e cada qual deverá zelar pela manutenção ou recuperação de sua própria saúde.
Detalhamos a seguir urna lista das fontes naturais das distintas vitami­nas:
Vitamina A — Anti-infecciosa; dá resistência à pele e mucosa, fortifi­cando a vista e os dentes. Encontra-se na manteiga, ovos, vegetais verdes, cenouras, milho, salsa, tomates, aipo, agrião, pêssegos, laranjas, pinhas, etc.
Vitamina B — Complexo Vitamínico B: Se compõe de várias vitaminas: A B1 ou Tiamina; B2 ou Riboflavina, Niacina, Ácido Pantatênico, etc., e se encontram no levedo de cerveja, germe de trigo, arroz integral, leite, pão integral de trigo, cereais não polidos, ovos, nozes, feijão, soja, soro de leite. Armazena-se principalmente no fígado. Este complexo é importante para o aparelho digestivo, nervos periféricos, pele e mucosas. É também necessária sua ingestão quando o Sol, a Lua ou qualquer outro planeta estão desarmônicos. Trata-se de um complexo vitamínico fundamental
Vitamina C — Ácido Ascórbico — Serve para cimentar a união das cé­lulas e tecidos, vasos sanguíneos, etc. Favorece a constituição do colágeno. Encontra-se principalmente em laranjas, limões, limas, cajus, tangerinas, maracujás, couve crua, agrião, brócolis, couve-flor, rabanetes.
Vitamina D - é essencial para fixar o Cálcio e o Fósforo no corpo e os ossos. Sua principal fonte é o ovo e a luz solar (raios ultravioletas) é imprescindível quando Mercúrio Urano, Netuno ou Plutão estão desarmoniosos.
Vitamina E — Necessária, principalmente, quando o planeta Vênus esta inarmônico. Encontra-se abundantemente no germe de trigo, azeites, vegetais de sementes, gema de ovo, leite, queijo, manteiga.
Vitamina K — é a vitamina da coagulação. Encontra-se na alface carne de peixe e certos azeites vegetais.
É conveniente o conhecimento das funções das glândulas de secreção interna, ou seja, as glândulas endócrinas.
OBSERVAÇÃO DO TRADUTOR. Em relação à chamada dieta básica ("Básica 7"citada pelo autor, sublinhamos que o aspirante esotérico deve abster-se de carnes. Em relação ao ovo, somos favoráveis ao regime ovo-lacteo-vegetariano, que suprime carnes e peixes, mantendo alguns derivados animais como o ovo e o leite.Um regime vegetariano estrito, suprimindo ovos e leite, não é aconselhável nos períodos de desenvolvimento (infância e adolescência), sendo reservado à dietas especiais, visando a restauração da saúde. Algumas pessoas não são receptivas ao leite em seu estado normal, mas podem assimilar com proveito a coalhada, iogurtes e o soro do leite. Devemos privilegiar sempre em nosso cardápio as frutas e produtos da estação e em relação aos outros alimentos produtos integrais, não refinados. Também deve ser evitado o uso abusivo de sal e açúcar, principalmente no estado mais refinado. (Alexandre Davi Oliveira)

publicado na revista Serviço Rosacruz, julho-agosto, 1988

NOTA DO BLOG: Todos os artigos do blog Rosacruz e Astrologia são da revista Serviço Rosacruz da Fraternidade Rosacruz Sede Central do Brasil  ou de autoria de seus membros ou ainda traduções da revista Rays from the Rose Cross. Mantenha a citação da fonte. Do contrário é plágio.