05/01/2014

Propósito Renovado (uma mensagem para o Ano Novo)

Naftali (um dos símbolos de Capricórnio), o veado perdido, um dos
filhos de Jacó, o Sol, de novo dispara a fim de percorrer mais uma jornada anual.

Embora, aparentemente, todos os anos sejam iguais, porque são medidos pela marcha da Terra em torno do Sol (translação), sabemos à luz da Astrologia espiritual, que nada se repete. Espirais dentro de espirais, recapitulações sem conta, mas sempre sob novas condições. Na contínua e harmoniosa marcha dos astros, em sua órbita, o quadro dos céus se renova constantemente, de minuto a minuto. Somente após 25.920 anos comuns, a contar de uma configuração determinada, a posição dos astros, no céu, volta a formar o mesmo quadro. Contudo, mesmo assim, esse quadro repetido dos céus se realiza sob novas condições, numa espiral acima. A humanidade e os demais reinos se encontram então, com novas condições internas e reagem diferentemente. Nada se repete em realidade. A vida é movimento e renovação constantes, mesmo nos aparentes repousos.

Começa um ano NOVO de fato. Começa pela experiência saturnina adquirida no passado. Renova-se pelo revolucionador Urano, revestindo-se racionalmente de novas aspirações aquarianas; infunde-se da religiosidade de Peixes; galvaniza-se com a energia de Áries; firma-se na calma e persistência de Touro; empreende os vôos inquiridores de Gêmeos; lança a semente germinadora e imaginativa de Câncer; acrescenta o calor e coragem de Leão, concebe os grãos de realização de Virgem, dá o equilíbrio e a beleza de Libra, o dinamismo e emoção de Escorpião, o idealismo e bondade de Ságitário e assim termina mais uma obra anual. É uma escola admirável. Temos de freqüentá-la dia após dia, ano após ano, com as capacidades que trouxemos das vidas e anos anteriores, modificando sempre nossas reações às influências estelares. Enquanto houver dor, sofrimento, tristeza, angústias, neuroses, ódios, violências, é sinal seguro de que o "fermento", dentro de nós, encontra matéria reativa de defeitos, de ignorância. Temos de chegar ao ponto em que nenhuma qualidade negativa dos signos e planetas encontrem reação e sintamos como o Cristo: "não resistir ao mal".

Lenta e seguramente o altruísmo vai ganhando terreno e o homem interno se converte num Hércules, o ousado filho dos deuses, capaz de vencer as doze tarefas, isto é, de formar em si, alquimicamente, as qualidades positivas dos corpos macro cósmicos e se converta numa réplica dos céus, num eco de Deus, numa partícula individualizada do Cosmos.

Desejamos que cada tropeço, cada dor, cada alegria, no decorrer do ano que se inicia, seja encarado pelo aspirante Rosacruz de forma serena, positiva e compreensiva, como correções e elogios que o Mestre vai pondo nas provas de seus alunos. 365 páginas em branco para preenchermos com nossos atos. Por eles é que o Senhor avaliará nosso avanço. O aspirante sincero e humilde medita muito sobre cada correção, sobre cada advertência, para que não a repita mais, porque sabe que mais profundamente aprende com os erros do que com os êxitos.

E persiste, cheio de esperança do futuro, não apenas para passar pela vida, para passar de ano, mas para aprender o melhor possível aquilo que lhe é ensinado; persiste, não para tirar um diploma, mas com o amoroso propósito de melhor servir a seu próximo, à semelhança dos invisíveis Mestres que o ensinam agora. Nesta ordem de idéias é que, mui sinceramente desejamos a todos, renovem seu propósito para uma vida melhor e mais alta, no decorrer do ano de 2014, perseguindo aquele ideal enunciado por nosso sublime Mestre: "que sejamos perfeitos, como nosso Pai Celestial é perfeito".
editorial do ECOS da Fraternidade Rosacruz-Sede Central do Brasil, jan-fev 2004