27/09/2014

Vênus em Ação

traduzido e adaptado da revista Rays from the Rose Cross

Dos Ensinamentos dados por Cristo, aprendemos que o AMOR é a fonte da Vida, e a voz dos humanos proclama continuamente que somente pelo amor vale a pena viver. Max Heindel diz que, desde o ponto de vista místico, Vênus – o astro do Amor – deve ser o primeiro que tomemos em consideração.

O símbolo de Vênus – o círculo (espírito) sobre a cruz (matéria) – nos mostra claramente o princípio deste planeta no plano material: atrair, unir, conectar, unificar, reconciliar, enfim, manter a unidade no plano material como um reflexo do espiritual.

Compreenderemos melhor as características de Vênus estudando seus efeitos através dos seus próprios signos Touro e Libra. Considerando algumas qualidades de Vênus através de Touro destacamos: HARMONIA e RITMO. A mensagem combinada de Touro e Vênus é profunda. A origem de toda a cor é o som, e cada som produz uma vibração. Portanto, a cor depende do som. Para simplificar este particular consideremos o som como pertencendo ao signo de Touro e a cor ao signo de Libra, sendo Vênus criadora em ação com estes signos de som e cor formando HARMONIA E EQUILIBRIO.

De forma poética os hinos astrológicos de Touro e Libra – criados por Emma Wendt, estudante da The Rosicrucian Fellowship, contemporânea de Max Heindel - falam, respectivamente, do poder criador do som e da harmonia trazida à Terra através da cor. 


Como o Amor é o segredo da Vida e a Ordem é a primeira lei do Universo, não poderá existir Harmonia no ser humano sem este poder de equilíbrio, pois Vênus não atua total e diretamente no plano físico até que as paixões tenham sido controladas e transmutadas para emoções superiores. Para constatarmos tal fato, basta observarmos que, curiosamente, os dois signos regidos por Vênus – Touro e Libra – possuem respectivamente seus opostos – Escorpião e Áries – regidos por Marte, conhecido como o planeta das paixões. Todas as qualidades de Vênus, nos seres da Terra estão “matizadas de Marte”, já que a órbita da Terra está entre Vênus e Marte.

Dizemos que Vênus representa o afeto, o amor pessoal, atração pelo sexo oposto, serenidade, alegria, desfrute da vida em todos os aspectos, êxitos sociais, atração ao que satisfaça os sentidos, dádivas sem esforço, a colheita dos afetos de vidas passadas, a essência das atrações, as qualidades encantadoras, a graça. Enfim tudo o que representa o estético, seja na relação com objetos ou nas relações humanas. O refinamento, a delicadeza e a arte nos chegam como um fragmento divino, e Vênus cuida e protege essa essência para que expresse a perfeição.

A primeira lição que o ser humano aprende sobre o Amor é no lar, na relação amorosa com os pais. A mãe que canta as doces canções de ninar – essa formosa nota-chave de amor, que contem em si as qualidades embelezadores de Vênus, está colocando Vênus em ação e contribuindo para que a estrutura óssea e orgânica de um novo corpo - um novo Templo de Deus - se forme harmoniosamente.

Vênus dá os seus dons por meio dos sons ou da canção que nasce no “depósito mágico”, a garganta (Touro) por cujo conduto expressa suas “notas de amor” harmonizando e colorindo (Libra) o mundo com inúmeros matizes.

A humanidade, de tempos em tempos, recebe essa ajuda venusina a fim de manter-se harmonizada e em equilíbrio para levar avante sua evolução espiritual. Esta ajuda ocorre por meio das criações musicais de grandes gênios. Como exemplo máximo temos a famosa tríade,
Johann Sebastian Bach:  Vênus – Mercúrio
Ludwig van Beethoven,: Júpiter,Marte – Vênus
Richard Wagner:  Urano – Vênus.

O planeta Vênus está exaltado aos 27 graus de Peixes, o signo representante da casa doze (o final de um ciclo), por vezes considerada a casa da dor e da tristeza. Aqui, se Vênus transmutou devidamente o caminho percorrido, inicia sua prática de compaixão pela família humana (Peixes), começando a imitar o Amor Crístico.
 Adaptado do artigo: Venus em Ação de Ivy M.Gibsom, revista Rays from the Rose Cross, década de 1950.