16/08/2015

Carta Natal da The Rosicrucian Fellowship

                                                                                       original de Robert Jacobs
Nossa amada Fraternidade Rosacruz, fundada por Max Heindel em Seatle, Washington em 8 de agosto de 1.909 às 3:00 PM, horário padrão do Pacífico , celebra seus setenta e cinco anos esse ano. O Sr. Heindel, um mensageiro credenciado dos Irmãos da Ordem Rosacruz, certamente não escolheu hora e local arbitrários para a inauguração de um empreendimento que tomaria totalmente os seus poucos anos restantes, e seria o alicerce para o surgimento do movimento Rosacruz no moderno Mundo Ocidental. Ele considerava a astrologia como a "espinha dorsal dos ensinamentos", assim o estudo da carta natal da Fraternidade será de grande valia para os estudantes dos Ensinamentos da Sabedoria Ocidental em seus esforços para se aprofundar no real propósito da organização. 

Não é exagerado afirmar que a mesma exaltada sabedoria e amor encontrados em cada linha do Conceito Rosacruz do Cosmos, de autoria dos Irmãos Maiores que serviram de mestres para o Sr. Heindel, pode ser encontrada na carta natal da Fraternidade por aqueles que tiverem desenvolvido suas habilidades intuitivas para interpretar a mensagem sagrada das estrelas através de estudo diligente e, acima de tudo, pela tentativa sincera de alcançar a cada dia, uma vida de serviço amoroso e desinteressado aos outros, em quaisquer circunstâncias materiais em que se encontrem.

O propósito deste artigo é prover o estudante de um esboço interpretativo rudimentar, fornecendo um arcabouço para um estudo posterior mais profundo. Acima de tudo, como costumava dizer o Sr. Heindel é preferível "ler pouco e pensar muito", e se essas páginas estimularem o aprendizado dos leitores, inspirando os seus próprios recursos de compreensão enquanto estudam a carta natal em consideração, então o propósito do escritor terá sido cumprido.

Começaremos nossa análise da carta pelo ascendente e passo a passo progrediremos pelas doze casas, considerando os signos nas cúspides e as localizações dos planetas nos signos e casas.

ASCENDENTE
Como na carta natal individual, indica a forma e aparência do corpo físico e a "personalidade" e dessa maneira pode se relacionar com a primeira impressão que causa a estranhos. O primeiro decanato do fogoso Sagitário, amante da liberdade, ascendendo sugere que a Fraternidade Rosacruz apresenta ao mundo a imagem de uma organização preocupada com o idealismo e a responsabilidade moral, mas dedicada igualmente e paradoxalmente à liberdade pessoal e à rejeição do modo tradicional de lidar com os ideais superiores e com a situação em geral. O impulso sagitariano de estudar tudo sobre o mundo e relacionar cada parte com todas as outras se expressa nos escritos do Sr. Heindel, especialmente na sua descrição dos Ensinamentos das Escolas de Mistérios antigas e modernas como a síntese de religião, arte e ciência. Os últimos quatro signos do zodíaco, dos quais Sagitário é o primeiro, simbolizam a integração do indivíduo à sociedade, e para a Fraternidade, Sagitário representa a introspecção e posterior projeção de nós mesmos como membros de uma organização que é a "escola preparatória"da Ordem Rosacruz, a qual é uma das sete Escolas de Mistérios Menores existentes no planeta. 

Embora os Ensinamentos da Sabedoria Ocidental sejam francamente apresentados como a mais avançada maneira de abordar o mistério do mundo, não se omite que eles representam apenas um dos caminhos possíveis que levam o aspirante à grande arena do serviço pela humanidade. Como acontece com os outros três signos, Sagitário projeta a mais avançada expressão da vontade humana, de uma forma que transcende à expressão puramente pessoal. Esse conceito é bem explicitado na exortação final dos serviços de cura da Fraternidade que personifica nossa aspiração coletiva de sermos "canais conscientes para os benéficos serviços dos nossos Irmãos Maiores em favor da humanidade."

SEGUNDA CASA
O ambicioso Capricórnio se encontra na cúspide da casa mais freqüentemente relacionada com dinheiro, bens móveis e valores que dizem respeito à prosperidade e propriedades em geral. A casa em que está colocado Capricórnio, em qualquer carta natal, indica a área da vida que tende a estar sujeita às influências de figuras de autoridade,e aqueles que reivindicam o conhecimento que é aplicável universalmente. Capricórnio é no horóscopo, símbolo do complexo-pai. Conseqüentemente, sua influência deve provocar nos membros individuais da Fraternidade Rosacruz, a colocação de pouca ênfase nos seus próprios pontos de vista, subjetivos, no que diz respeito às finanças da organização. Contudo, isso pode servir para despertar em nós, a necessidade de estarmos mais profundamente preocupados com a implementação prática dos Ensinamentos da Sabedoria Ocidental, estando mais atentos a detalhes do que nos limitando pela contemplação das generalidades.Além disso, em oposição polar a Câncer, que representa o sistema de suporte nutricional infantil, o ambicioso Capricórnio é simbolismo da energia que impulsiona as energias evolutivas e epigenéticas da Fraternidade Rosacruz para fora de si, em direção ao mundo.

A segunda casa contém Urano, altruísta, pioneiro, e uma das características que distinguem esse mapa é o fato de Urano estar isolado dos outros planetas e ocupar sozinho o hemisfério leste. Esse hemisfério deve ser pensado em termos de jornada diária do sol, do escuro, lunar, subconsciente estado de sonho da meia-noite (Câncer/4ª casa) até as luzes brilhantes do palco central da vida (Capricórnio/10ª casa). Tendo em vista que a aspiração Uraniana de ser livre das amarras de quaisquer natureza ao plano físico, que ameacem sua liberdade de movimentação, está em conflito básico com as virtudes capricornianas práticas e metódicas, é que temos privilegiado o pensamento nas atitudes coletivas da organização no sentido de administrar as suas bases físicas.

Conte-nos o que você pensa sobre a localização (casa e signo) de Urano.

Urano em Capricórnio, em quadratura com Saturno em Áries
Esse aspecto tende a trazer dificuldades para tomar decisões especialmente quando atitudes antigas devem ceder ao processo evolutivo da mudança. Aqui, o medo de situações não familiares associado a dificuldade de romper com o passado pode ser mantido pelas energias do complexo-pai da 2ª casa (Capricórnio/Saturno). Isso se manifesta muitas vezes como um dedo paternal apontando para as novas energias (Urano), dizendo: "Você não tem experiência e maturidade suficientes nem ao menos para sugerir essas novas idéias!" Entretanto, esse aspecto serve para testar o brio dos aspirantes dentro da nossa organização e o sucesso será ainda mais precioso devido aos erros ao longo do caminho. "Se persistimos apesar das falhas, na hora certa, nossos esforços prevalecerão!"

Urano em Capricórnio, em trígono com Júpiter em Virgem
O otimismo jupteriano que pode ser um pouco impaciente com o pessimismo daqueles que fracassam antes mesmo de tentar, e as enormes habilidades criativas sugeridas por esse aspecto podem ser mobilizadas de maneira prática e ordenada para alcançar qualquer objetivo material que se deseje. Aqui, podemos intuir que os Ensinamentos da Sabedoria Ocidental, se propagados com entusiasmo e atenção aos detalhes, mostra a dupla habilidade de fazer problemas difíceis da vida parecerem menos opressivos para muitos e ganhar o interesse e estimular o entusiasmo das crianças, talvez em ambiente educacional.

Urano em Capricórnio, em trígono com Lua em Touro
A Fraternidade pode se beneficiar enormemente desse aspecto, pois ele tende a inspirar os indivíduos a servir ao grupo como um todo, acima dos seus próprios interesses e promove curiosidade e vivacidade para aprender aliada à uma perspectiva orientada para o futuro. Além disso, tem-se sugerido aqui uma habilidade para estimular o estudo do Cristianismo Místico entre um grande número de pessoas, com recompensas financeiras que poderão ser utilizadas para ainda maiores esforços de divulgação dos Ensinamentos.

Urano em Capricórnio, em trígono com Venus em Virgem
Essa configuração estelar caracteriza a habilidade da Fraternidade, através de seus 75 anos de existência, de expressar abertamente seu amor por muitas pessoas sem algazarra ou reconhecimento público. Um senso de valores leva essa organização a enriquecer a vida dos outros compartilhando seu mais precioso tesouro, os Ensinamentos da Sabedoria Ocidental, com o público. Também refletida está a percepção de que, sob a lei da Conseqüência, o que é dado aos nossos irmãos e irmãs que estão em busca espiritual sempre retorna mais do que abundantemente em benefício de todas as partes envolvidas.

Urano em Capricórnio, em oposição a Netuno em Câncer
Esse aspecto tende a levar o membro da Fraternidade algumas vezes a dar por garantidas a liberdade e democracia que permeiam nossa estrutura organizacional, e pode se enganar ao afirmar seu direito a isso. quando alguma sublevação política ou social a ameace. Adicionalmente, há a tendência dos membros individuais de permitir que alguém mais, dê os passos necessários para prevenir a erosão de seus privilégios e direitos como membros. Nos beneficiaríamos se lembrássemos que a Fraternidade nasceu numa época de agitação política, em que fortes estruturas econômicas e máquinas de poderio militar se desenvolviam, enquanto a apatia das massas permitia aos líderes mundiais solapar os direitos humanos básicos e atirar a humanidade no maior conflito mundial. Aqui, o mestre (Netuno) pergunta a cada aspirante: "Você está preparado para se libertar a si mesmo das suas mais caras ilusões em sua relação com a Fraternidade Rosacruz, da qual você pode se tornar um pilar em vez de um obstáculo para o Grande Serviço?"

TERCEIRA CASA
Essa casa geralmente está associada com a "mente inferior" - aquela parte do intelecto que lida com a rotina da existência, o dia-a-dia. É o nosso piloto automático, que governa as interações normais com o mundo que não requerem nenhuma atenção especial, e as atividades intelectuais de rotina. A 3ª casa simboliza qualquer aspecto da vida que não requer a mente para expandir sua percepção.

O que o signo de Aquário colocado na cúspide da 3ª casa nos revela sobre as atividades do dia-a-dia da Fraternidade? Aquário é o signo do indivíduo como uma unidade cooperativa no grupo, e nenhuma atividade tem significado para um aquariano a menos que tenha uma dimensão social. De fato, deve ser dito que o verdadeiro aquariano retira a consciência de si mesmo do grupo e retira o senso de ego da identificação com uma entidade grupal externa. Aqui, podemos encontrar o desejo inato de mudar a sociedade combinado com a natureza humanitária que ama a humanidade como um todo, mas tem dificuldades de lidar com indivíduos.

Como não há planetas na 3ª casa, seu regente é dado pelos regentes de Aquário, Saturno e Urano, o qual já discutimos na 2ª casa. Como eles fazem quadratura, qual seria o efeito esperado sobre o funcionamento de rotina da Fraternidade?

QUARTA CASA
Esta casa está associada ao passado e sua relação com o presente em forma de tradição. Ela governa os bens genuínos (Monte Eclésia) e o fim da vida. É a casa da vida íntima e pessoal em contraposição à vida social. Aqui encontramos a primeira casa de sustentação emocional, a idéia de pertencer. Na medida em que esta casa também diz respeito aos padrões psicológicos, atitudes e memória herdados de nossos ancestrais imediatos, ela caracteriza nosso relacionamento com os antigos membros da Fraternidade e nossa atitude em relação ao seu legado no presente estado da organização. A 4ª casa é a casa da "mente inconsciente", não no sentido freudiano de inconsciente pessoal, mas no sentido yungiano de inconsciente coletivo, não em função de experiências pessoais, mas de experiências comuns a todos, manifestando-se ao nível de consciência compartilhada através de sonhos, fantasias, mitos e rituais. Devemos então concluir que os serviços diários e de dias santos da Fraternidade caem nessa categoria de experiência.

No nadir, ou cúspide da 4ª casa encontramos o último grau de Peixes, e devemos considerar essa cúspide, até certo ponto, uma mistura de ambos Peixes e Áries, exprimindo a essência arquetípica de "ascendente"ou do próprio equinócio vernal. Peixes simboliza o mais difícil estágio da evolução humana: a transcendência da individualidade. Embora esse signo seja mais conhecido por sua compaixão para com todos e sua união com o universo, ele freqüentemente está associado com uma forma disfarçada de egotismo, em que indivíduos (ou um grupo) buscam reforçar seu fraco senso de auto-estima ajudando os mais desafortunados e cuidando para que aqueles a que "servem" nunca saiam do seu estado de "menos privilegiados", mantendo assim no "servidor"um sentimento de superioridade. Que desafios a força e a fraqueza desse signo trazem à "família" da Fraternidade Rosacruz e sua "morada" em Monte Eclésia?

Vamos examinar os planetas localizados na 4ª casa e ver se conseguimos sintetizar os seus significados na nossa consciência. Embora Peixes esteja na cúspide da 4ª casa, os dois planetas nesta casa, Marte e Saturno, estão em Áries, misturando as chamas do desejo com os mares da emoção e praticidade da Terra. Marte, o planeta da atividade dinâmica, está na sua dignidade, no agressivo e empreendedor Áries. Entretanto, com a exceção do trígono e da oposição ao Ascendente e Meio-do-Céu, respectivamente, Marte é o único planeta não aspectado nesse mapa. Teria o Sr. Heindel deliberadamente escolhido essa hora de nascimento para a Fraternidade a fim de privá-la da energia necessária para assegurar o seu sucesso? Se nós simplisticamente considerássemos que os planetas não aspectados tem pouca influência na natividade, essa seria a nossa conclusão. Mas, planetas não aspectados não são necessariamente inativos. O desafio que eles apresentam é que não estão integrados no plano geral da carta natal. Indivíduos ou grupos que encarnam numa hora em que Marte está desprovido de quaisquer aspectos importantes com outros planetas escolheram isto, a fim de aprender a importância da transmutação do desejo no contexto da interação social, a nível individual ou grupal. Apesar disso, o trígono de Marte com o Ascendente não deve ser totalmente desprezado, pois ele sugere que o sucesso de quaisquer esforços partidos da "morada" da Fraternidade -  Monte Eclésia, depende enormemente da vontade dos seus membros de desenvolver seus próprios talentos e não se deixar levar por qualquer aversão aos detalhes e planejar para o futuro.

Saturno em Áries, em sextil com Plutão em Gêmeos
O uso sistemático e organizado das forças ocultas é a principal influência deste aspecto ao nível espiritual, e as seguintes palavras do Serviço do Templo da Fraternidade, descrevem este aspecto, perfeitamente: "Um só carvão não produz fogo, mas, quando se juntam vários carvões o calor latente de cada um deles pode converter-se em chama irradiando luz e calor...”

Como este aspecto mistura as energias da 4ª e 7ª casas, podemos dizer que ele promove a preferência da Fraternidade para discutir diferenças mútuas em vez de permitir desentendimentos que deteriorem as relações. Além disso, promove o sucesso através de planejamento cuidadoso e uma atitude de valorizar os conselhos dos outros, que assegura o sucesso final do grupo como um todo e ajuda aos indivíduos nos seus esforços para controlar mais efetivamente o poder de sua vontade.

Saturno em Áries, em quadratura com Netuno em Câncer
A falta de auto-estima e o medo de errar tendem a produzir uma aversão a assumir responsabilidades, e Monte Eclésia pode prosseguir como uma fonte de luz espiritual e criatividade apenas demonstrando sabedoria e tolerância aos erros, percebendo que é somente através da disposição de tentar e falhar que os indivíduos e os grupos aprendem como e onde agir. Este aspecto é parte de um outro, a quadratura-T, já que Saturno está também em quadratura com Urano ( um aspecto já discutido na 2° casa), e Netuno está em oposição a Urano. Talvez essa falta de confiança seja devida a memória de uma má vontade para prestar atenção a detalhes e encarar problemas do passado.

Saturno em Áries, em trígono Sol em Leão
A resposta aos desafios apresentados pela quadratura-T deve ser dada por este trígono, que leva à disposição de aceitar as responsabilidades e promove a habilidade de mobilizar talentos criativamente para conseguir alcançar os objetivos do grupo, de maneira cooperativa e democrática. Vemos aqui, a confiança, o trabalho árduo e praticidade juntos para impelir a Fraternidade Rosacruz ao seu legítimo papel de liderança na promulgação internacional do Cristianismo avançado.

Saturno em Áries, em trígono com Mercúrio em Leão
Aspirações realísticas são sugeridas por este aspecto, e os problemas tendem a ser resolvidos prontamente porque todos os fragmentos de informação disponíveis são utilizados e analisados antes da ação. Junto com a profundidade de pensamento ao nível de grupo está a ênfase sobre a honestidade no discurso, e violações de confiança nesta área podem levar a dissolução da irmandade.

QUINTA CASA
Esta casa está habitualmente associada a divertimentos, auto-expressão e criatividade. Funcionalmente, diz respeito às atividades que são levadas a efeito mais pela própria satisfação do que pela sobrevivência.

É nesse setor da carta natal que nós somos "nós mesmos" e nos esforçamos por criar somente pelo prazer da atividade. A nível espiritual, esta casa simboliza fazer o bem pela nossa própria satisfação, sem esperar nenhuma recompensa além da alegria de estarmos servindo aos outros.

A 5ª casa, vazia, é regida por Marte, o regente de Áries, na sua cúspide, e disso podemos dizer que as atividades feitas para a sua própria satisfação não estão suficientemente integradas ao grupo total de objetivos do passado. (Já que a 4ª casa precede a 5ª, nós podemos dizer que a 4ª casa tem a mesma relação com a 5ª, que tem a 12ª com a 1ª casa, isto é, a 4ª casa é a 12ª casa da 5ª casa). Obviamente, isso não está a indicar que "divertimento" não está indicado nesta carta - indivíduos, assim como grupos, precisam de períodos de descanso e descontração de suas atividades de rotina. Entretanto, a busca de prazeres a qualquer nível não deve interferir com os objetivos maiores do indivíduo ou coletividade.

SEXTA CASA
Serviço, trabalho, empregados e assuntos que negam ao indivíduo ou grupo, gratificação imediata, estão mais freqüentemente associados com a 6ª casa. Esta casa se relaciona muito intimamente com todas as atividades que fazemos não em nosso próprio interesse, mas em interesse dos outros. Além disso, a 6ª casa simboliza os fatores psicológicos que nos habilitam a adiar a satisfação própria, muitas vezes se manifestando como a aceitação de serviços de outros que desenvolveram essa habilidade.

O lento, metódico Touro na cúspide da 6ª casa sugere que o serviço traduzido nesta carta tem uma relevância prática, precisa de pouco aplauso e tende a promover harmonia social em sua execução. O serviço "profissional" prestado pela Fraternidade e pelas pessoas empregadas por ela tende a ser, portanto, devotado, paciente e de natureza compassiva.

Lua em Touro, em sextil com Netuno em Câncer
Este aspecto tende a contribuir grandemente para a faculdade imaginativa, e a localização nas 6ª e 8ª casas sugere o desejo dos empregados da Fraternidade de servir a humanidade como disseminadores de verdades ocultas, aliviando, assim, as cargas emocional e mental de muitos seres humanos. Netuno, de acordo com o Sr. Heindel, simboliza os Compassivos dos Planos Interiores, e este aspecto é uma representação estelar da aspiração sincera dos Irmãos Maiores de usar a Fraternidade Rosacruz como um veículo para a disseminação dos Ensinamentos da Sabedoria Ocidental. O desejo de usar o conhecimento oculto em favor dos outros mais do que pela satisfação própria ou curiosidade intelectual egoísta é o fundamento dos Ensinamentos e motivaram a relação entre o Sr. Heindel e o Mestre assim como dominam as forças neste mapa natal. Num livreto entitulado O Nascimento da Fraternidade Rosacruz, da Sra. Heindel nós lemos o seguinte:

"Ao chegar à Alemanha, ele (Sr. Heindel) assistiu a conferências e teve várias entrevistas com esse mestre. Mas, em pouco tempo ele achou que esse homem tinha pouco a lhe dar, e o que lhe foi revelado tinha pouco de novo para ele. Desapontado, ele estava pronto para regressar para a América. Quando, em seu quarto, se sentindo muito desanimado, pensando no grande trabalho que tinha abandonado na América para fazer essa viagem, um Ser, que ele soube depois era um Irmão Maior da Ordem Rosacruz e que posteriormente se tornou seu Mestre, apareceu, em corpo vital, e se ofereceu para ajudar em alguns pontos ocultos. A informação que o Mestre lhe deu era concisa e lógica e além de tudo, o Sr. Heindel foi capaz de escrevê-las. Numa visita posterior o Mestre se ofereceu para compartilhar com ele os ensinamentos que ele desejasse, desde que os mantivesse em segredo. Max Heindel tinha , por anos, procurado e rezado para encontrar alguma coisa em que e onde pudesse apaziguar sua alma faminta. Tendo sofrido e conhecido as angústias do seu próprio coração, ele não pode prometer isso ao Irmão Maior , e se recusou a aceitar qualquer coisa que não lhe fosse permitido passar para as almas sedentas de seus irmãos. O Mestre deixou-o.
Você pode imaginar o sentimento que assaltaria um homem faminto a quem tenha sido negado alimento, ter à sua frente, por pouco tempo, um pedaço de pão, e antes que ele pudesse prová-lo, alguém o tirasse dele? Essa última condição seria mais desgraçada que a primeira. Assim estava o Sr. Heindel.
Cerca de um mês depois, o Mestre apareceu novamente e disse-lhe que ele havia passado no seu teste. Disse-lhe que se ele houvesse aceito a oferta de manter os ensinamentos escondidos do mundo, ele, o Irmão Maior, não teria retornado. Disse ainda que o primeiro candidato a quem tinham escolhido, e que tinha estado sob suas instruções por anos, tinha falhado no seu teste em 1905; que ele, Max Heindel, tinha estado sob observação dos Irmãos Maiores por alguns anos e que era o candidato mais apto se o primeiro falhasse.Finalmente, disse-lhe que os ensinamentos deveriam ser trazidos a público antes do final da primeira década do século, que seria o final de dezembro de 1909. "

Lua em Touro, em quadratura com Sol em Leão
Aqui podemos notar, a nível de grupo, que nem todos que concordam com os objetivos, estão dispostos a pagar o preço do autocontrole emocional necessário para levar a um final bem sucedido os esforços do grupo. Projetos individuais que requeiram um mínimo de interação social podem não requerer o mesmo grau de transmutação da vontade como os esforços em grupo, nos quais o orgulho do intelecto e a impaciência com as restrições podem ser obstáculos intransponíveis para o sucesso. Conseqüentemente, este aspecto nos ajuda a perceber a importância dos sacrifícios sutis que são necessários quando estamos engajados em um grupo encarregado de metas espirituais.

Lua em Touro, em quadratura com Mercúrio em Leão
O domínio do intelecto pelas emoções é a tendência indicada aqui; apego às opiniões e resistência quando encontram diferenças de opiniões é um desafio que só o amor, temperado com discernimento, pode refutar adequadamente. Como a Fraternidade trabalha com o mínimo barulho possível, aqueles que servem a esse movimento podem se sentirem desprestigiados e mesmo assumir que eles estejam sendo criticados, quando apenas sugestões úteis estão sendo oferecidas. Entretanto, tudo trabalha para o bem final, e este aspecto deve ajudar àqueles que servem ao Grande Trabalho em perceber a importância do controle emocional.

Lua em Touro, em trígono com Júpiter em Virgem
Este trígono é parte do Grande Trígono que inclui Urano na 2ª casa, Lua na 6ª e Júpiter na 9ª casa. Aqui está a marca de uma organização que irradia autoconfiança, generosidade e otimismo entusiástico. Essa coragem espiritual tem atraído aos Ensinamentos da Sabedoria Ocidental, muitos milhares de pessoas que sofrem, durante os últimos 75 anos, aos quais temos tido o privilégio de servir e elevar.

SÉTIMA CASA
A 7ª casa tem sido tradicionalmente rotulada como a casa das parcerias, inimigos abertos e conflitos, e ações legais. É nesta casa que vivenciamos a experiência do outro e nossa consciência adiciona uma perspectiva objetiva ao seu modo de ação anteriormente subjetivo. As relações que estabelecemos, conscientemente ou não, com os outros, ajudam-nos a nos conhecermos. Coletivamente, a 7ª casa diz respeito à relação da Fraternidade com outras organizações e especialmente sua relação com o movimento da Escola de Mistérios Ocidental.

O adaptável e sempre curioso Gêmeos, na cúspide da 7ª casa sugere que um real entendimento e papel participativo nas atividades do Plano Interior da Escola de Mistérios Ocidental não pode se ater apenas a meios intelectuais. Persistência e retidão, assim como compaixão devem acompanhar o desenvolvimento da mente do aspirante que deseja sua admissão ao Templo.

Plutão em Gêmeos, em sextil com Saturno em Áries
Aqui podemos ver que os esforços da Fraternidade em contribuir com a humanidade, guiando as pessoas que buscam entendimento dos mistérios mais profundos, tendem a beneficiar a organização através do que foi herdado e ajuda os membros individualmente no caminho que leva à Iniciação, no futuro. A lógica pauta os dias daqueles que são atraídos para os Ensinamentos, e a espiritualização do coração através da gratificação intelectual da mente junto com o serviço desinteressado aos outros resultará finalmente na regeneração gloriosa da humanidade como um todo.

OITAVA CASA
Geralmente, nos referimos à 8ª casa como relacionada à morte e heranças. O seu oposto polar, a 2ª casa, simboliza o valor que damos àquelas coisas da vida às quais estamos ligados. A 8ª casa se relaciona aos fatores que afrouxam e finalmente dissolvem as amarras, quaisquer sejam. A habilidade de usar as experiências como guia para mudanças e todas as energias que forçam o indivíduo ou grupo para a regeneração e crescimento são atribuídas a esta casa, freqüentemente mal entendida.

O emocional Câncer, relacionado à nutrição, na cúspide da 8ª casa, sugere que a ligação a padrões de comportamento anacrônicos, tanto emocionais, quanto raciais ou sociais impedem a regeneração e espiritualização dos veículos superiores que nos capacitam a trabalhar na vinha de Cristo, como Auxiliares Invisíveis. A compulsão canceriana de se ligar emocionalmente às coisas, deve ser transmutada do plano físico para a esfera dos Serviços Superiores, onde a autoconfiança e o conhecimento que se tenha adquirido ao servir produz uma gratificação que transcende todos os prazeres mundanos.

Netuno em Câncer, em sextil com Venus em Virgem
Este aspecto simboliza a "herança" da Fraternidade na forma de escritos de Max Heindel, onde se pode notar o gênio para traduzir percepções de clarividência em forma escrita que é prontamente entendida por aquelas mentes abertas e aquelas almas que buscam por sustentação. Adicionalmente, a energia deste aspecto pode estar intimamente relacionada com as atividades de cura da Fraternidade quando propaga a calma que abranda pessoas angustiadas e aborda seus problemas no nível causal ou espiritual.

Netuno em Câncer, em sextil com Júpiter em Virgem
A habilidade da Fraternidade de prover ensinamentos espirituais coerentes que se mantêm através dos últimos 75 anos, com tantas mudanças sociais, políticas e econômicas é ampliada por este aspecto, e podemos esperar que esta configuração estelar ajudará a perceber os movimentos religiosos e sociais que não servem ao interesse público, mantendo assim a primitiva pureza dos Ensinamentos Rosacruzes.

Sol em Leão, em conjunção com Mercúrio em Leão
Aqui encontramos o entusiasmo da Fraternidade nos seus esforços para comunicar ao mundo livremente as verdades do Cristianismo Místico, na medida em que este aspecto tende a aumentar a habilidade da organização em dar testemunho da Verdade. Entretanto, uma comunicação real e efetiva depende de reciprocidade, e podemos prever alguns desafios ao grupo devido à sua tendência de não aceitar opiniões dos outros grupos e não apreciar totalmente a aplicação do significado das palavras "verdades antigas em roupagem moderna."

NONA CASA
A 9ª casa se correlaciona com a mente superior e as longas viagens. Funcionalmente, está relacionada mais aos processos mentais sintéticos do que analíticos, que conseguem lidar com qualquer coisa que não seja rotina ou dia-a-dia, isto é, a expansão da consciência através da educação. Os planetas localizados na 9ª casa indicam a qualidade e intensidade da relutância individual ou coletiva de aceitar os limites da rotina.

O corajoso Leão na cúspide da 9ª casa sugere esforços diligentes e confiantes ao nível do grupo, para expandir a consciência do público sobre as Leis da Conseqüência e da Reencarnação. Entretanto, a natureza desse signo não consegue cumprir a característica tradicional da Fraternidade, que é prestar serviço despretensiosamente. Portanto, a colocação desse signo indica a necessidade de refinar as energias de Leão, ampliando os seus aspectos de coragem e sacrifício e melhorando o seu lado egocêntrico.

Roda da Fortuna em Virgem, em conjunção com Venus e Júpiter em Virgem
Aqui vemos que a advertência de Cristo de que não deve se preocupar com as necessidades materiais do amanhã, aquele que doa sua vida, de todo o coração, ao serviço de Deus, se aplica totalmente à Fraternidade, nos seus esforços em disseminar os Ensinamentos dos Irmãos Maiores. A benevolência de Júpiter se mescla à habilidade venusiana de apresentar idéias de maneira esteticamente agradável, assegurando assim, que as necessidades materiais da organização serão certamente supridas se nós nos tornarmos merecedores do privilégio de sermos fiéis criados dos ideais do Cristo Interior.

DÉCIMA CASA
Esta casa está associada a nível individual com carreira, posição social, reputação, e às pessoas com poder sobre nós, - empregadores, funcionários do governo, etc. Aqui, o indivíduo ou grupo se projeta para o mundo, já que as energias desta casa servem para contrabalançar as energias da 4ª casa focalizadas mais no próprio interior, e lança a atenção para além das próprias preocupações. Embora uma das palavras-chave da 10ª casa seja "profissão", nós encontramos aqui a vocação , que vai além do mero ganho do sustento, que está relacionado , de perto, com a 2ª e 6ª casas. Finalmente, devemos dizer que a 10ª casa significa a condição do ser a que o indivíduo ou grupo aspira e que não alcançou ainda, assim como a internalização da experiência arquetípica de paternidade, que se manifesta no que chamamos de "consciência". Esta casa simboliza a posição ou "imagem" da Fraternidade Rosacruz na sociedade e suas esperanças de uma aceitação mais ampla dos Ensinamentos da Sabedoria Ocidental.

O eficiente e analítico signo de Virgem, na cúspide da 10ª casa, que não está ocupada, e o seu regente Mercúrio, na 8ª casa sugerem que a reputação da Fraternidade como uma organização oculta deve ser incrementada pela apresentação de uma filosofia que dê respostas práticas aos problemas da vida,de uma maneira impessoal e abstrata. Uma supervalorização dos detalhes na sua apresentação ao mundo, pode algumas vezes disfarçar um problema básico de insuficiente falta de autoconfiança. 

Contudo, uma importante recomendação pode ser simplesmente colocar mais fé na capacidade dos Irmãos Maiores de assegurar pelos seus próprios esforços, um lugar legítimo na moderna sociedade para os seus elevados Ensinamentos.

DECIMA-PRIMEIRA CASA
A 11ª casa é geralmente associada com amigos, esperanças, desejos e ambições. Aqui encontramos a síntese da identidade, em termos de sua integração dentro de um grupo maior; esta casa rege as relações da pessoa com um grupo, enquanto a 7ª casa tem regência sobre as relações de pessoa a pessoa. A 11ª casa simboliza a necessidade de partilhar ideais e aspirações com os outros e chegar a um contato estável com eles e se integrar ao grupo. Para a Fraternidade, esta casa pode simbolizar sua relação com o movimento da Escola de Mistérios como um todo, e a aspiração do estudante esotérico pela consciente Irmandade do Ajudantes Invisíveis.

A gregária e refinada Libra na cúspide da 11ª casa, com o seu regente de casa, Vênus, na 9ª casa, sugere que como veículo de introdução de aspirantes espirituais ao Caminho da Iniciação, a Fraternidade ensina a importante e crucial lição: que o conhecimento oculto e o poder funcionam no contexto do Cristianismo, apenas na medida em que são utilizados em beneficio dos outros. Adicionalmente, nós encontramos aqui o simbolismo astrológico para as sutis diferenças entre trabalhar com um grupo no propósito de cultivar as vinhas de Cristo ou apenas colocar confiança nas energias espirituais coletivas de um grupo para gratificação pessoal.

DECIMA-SEGUNDA CASA
Esta última casa tem sido associada com auto-anulacão, sacrifício, dívidas e destino (usualmente de maneira dolorosa), instituições de confinamento e inimigos ocultos. Isto não soa como uma casa agradável, em absoluto! Uma boa analogia para manter em mente, a fim de chegar a um entendimento funcional mais abstrato desta casa, é o Sol com seus raios fracos, ao amanhecer. Esta casa simboliza, individual e coletivamente, nossas primeiras tentativas de lançar alguma coisa para o mundo, e como estes primeiros esforços são freqüentemente caracterizados pela vulnerabilidade e nossa própria inexperiência, sua rejeição pelo mundo é muitas vezes uma experiência traumática, que resiste se integrar no nível consciente do ser. Portanto, podemos dizer que esta casa simboliza as energias represadas, não integradas e o inconsciente pessoal ou individual em oposição ao inconsciente coletivo da 4ª casa. Podemos agora perguntar: " Como esta explanação se relaciona com inimigos secretos e auto-anulação? "A resposta é que essas energias não integradas, represadas no nível inconsciente,devido a suas experiências dolorosas, se refletem no espelho do nosso ambiente externo, freqüentemente na forma de circunstâncias desagradáveis e limitantes. Essas energias inicialmente inaceitáveis que re-emergem para nos perseguir tem que ser integradas ao nosso consciente e esta casa nos ensina finalmente, a sabedoria da transcendência do ego - o desprendimento de nossas energias pessoais através da devoção e do serviço para algo além de nós mesmos. Para o aspirante espiritual associado a uma organização espiritual como a Fraternidade Rosacruz, esta casa simboliza a libertação de todas as ilusões referentes ao verdadeiro propósito do esforço espiritual coletivo assim como a crucifixão da mesquinha individualidade que tais atividades ensejam.

O forte e penetrante Escorpião na cúspide da inocupada 12ª casa , com os seus regentes Marte e Plutão, na 4ª e 7ª casas, respectivamente, revelam o papel da Fraternidade como um disseminador prático e confiável do conhecimento oculto com o olhar fixo no horizonte do futuro, quando uma grande parte da humanidade deverá ter amadurecido no entendimento e aceitação das verdades fundamentais dos Ensinamentos da Sabedoria Ocidental. Esforços para promulgar o Cristianismo Místico é um fenômeno relativamente recente na sociedade ocidental, e assim como a primeira centelha vacilante da 12ª casa, os raios do Sol nascente da Sabedoria oculta aparecem no horizonte, não podemos perder nunca de vista o proeminente papel que esses Ensinamentos estão destinados a desempenhar na evolução da humanidade.

Traduzido da revista Rays from the Rose Cross, agosto de 1984,por um probacionista do Centro de Santo André
Veja também: Um enfoque devocional da carta natal da The Rosicrucian Fellowship
The Rosicrucian Fellowship : http://www.rosicrucianfellowship.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário