23/09/2017

A Filosofia da Astrologia e os Ensinamentos de Max Heindel

Personificação da Astrologia”, por Giovanni Francesco Barbieri, (mais conhecido como Guercino, 1650-1655).
Fonte WikCommons
por N.I.Theodore
"É assunto de conhecimento comum entre místicos que o caminhar evolucionário da humanidade está indissoluvelmente ligado às Hierarquias Divinas que regem os astros e os signos do Zodíaco e que a passagem do Sol dos planetas através dos doze Signos assinala o progresso do homem no espaço e no tempo
Max Heindel em Mensagem das Estrelas, Cap.I

Há um prazer mesclado a uma profunda gratidão em poder citar o que Max Heindel disse em sua Mensagem das Estrelas. Em minha juventude, quando me debatia em meio às dificuldades religiosas, seus livros estiveram entre aqueles que me ofereceram grande conforto, liberdade e iluminação. Todos aqueles que pertencem à nossa geração, e que se perturbam pelas dúvidas suscitadas pela religião ortodoxa ou que estão sedentos de compreensão espiritual; que possam satisfazer tanto o coração como o intelecto reconhecem nele uma das luzes direcionais, pela contribuição definida para a decifração da mensagem celestial e para solução do enigma do universo.

Entre todas as artes e ciências se propõem revelar ao homem a sua natureza interna e explicar-lhe as leis naturais, não há nenhuma melhor qualificada para assim proceder do que a mais velha de todas as ciências — a ciência da Astrologia. Seu estudo vem exercendo irresistível atração em grandes homens. Em todos os tempos homens e mulheres que creem implicitamente em suas revelações e em sua luz reveladora, têm inspirado inúmeras gerações desde o mais remoto passado, ao presente. Provavelmente nenhuma outra ciência no mundo registrou uma história mais completa e interessante do desenvolvimento da terra e da evolução do homem. A sua relação com todas as grandes religiões, incluindo a Religião Cristã, é demonstrada não somente peIas alegorias astrológicas e referências feitas nos livros sagrados e na mitologia como também pelas inscrições e ilustrações de seus símbolos nos antigos templos. Referências à Lua Nova e Cheia, aos eclipses solares e lunares, aos solstícios e equinócios e às conjunções dos maiores planetas mostrando a sua importante influência no homem e na Terra têm sido registradas pelas grandes civilizações, não importando quando ou onde tenham existido. Os antigos sábios pelas suas repetidas observações estavam capacitados a descobrir todos os fenômenos naturais e a determinar a influência que os corpos celestes exercem sobre o homem. Assim eles nos deram um sistema filosófico que tem desempenhado importante papel na moral, na religião, ciência e na evolução espiritual do homem.

A Astrologia, a Astro-diagnose e ciências correlatas, sempre tiveram um lugar no pensamento e sentimento da humanidade, embora fossem muito obscurecidas em certas épocas. Que assim tenha sido não é de causar surpresa, ao considerarmos que a Astrologia é o maior sistema de pensamento organizado que jamais o homem concebeu. Suas interpretações da origem do cosmos e do homem é o mais antigo sistema de filosofia religioso criado. Muito antes do Cristianismo e de outras grandes religiões, a Astrologia era conhecida e estudada. Assim foi-nos transmitida tanto como religião como Filosofia. É uma religião em virtude de sua santa e exaltada concepção dos corpos celestes e de Seu Criador, e também devido o profundo sentimento religioso e reverência que vem inspirando em cada estudante sincero que pesquisa seus segredos. E' uma filosofia considerando-se que não pretende proporcionar poderes mágicos e conhecimentos sobrenaturais, mas chega a conclusões por raciocínio provindo da causa ao efeito.

Muitas teorias diferentes vêm sendo apresentadas tentando estabelecer a idade da Astrologia. Há uma concordância entre todas elas, que a idade da Astrologia não pode ser determinada em séculos, mas em milhares de anos. Desde então o homem vem observando o Sol em seu trajeto anual ao redor dos doze Signos do Zodíaco determina as estações do ano: a primavera, o verão, o outono e o inverno. Mais tarde observando o movimento dos planetas e notando que suas influências estavam na dependência de suas naturezas intrínsecas, verificou as poderosas tendências que projetam sobre o ser humano, tanto para o bem como para o mal, desde o nascimento até à morte. Por meio da interpretação desses fenômenos capacitou-se a explicar as diferenças inerentes entre homens e nações. Assim no curso do tempo o homem tornou-se apto a prever por meio do símbolo das estrelas, o destino que está reservado a si, a sua nação e a humanidade em geral.

Muitos acontecimentos e uma enorme variedade de registros astrológicos perderam-se, mas, por meio de pesquisas levadas a efeito por astrólogos espiritualizados, muitas lacunas vêm sendo preenchidas. Por isso, a Astrologia oferece maravilhosos e interessantes lampejos de eventos pré-históricos que fizeram a história do nosso planeta e de seus habitantes, de forma mais completa e viva.

Foram muitos os sábios que estudaram e praticaram a Astrologia. Coexistiram muitas vezes desconhecidos entre si em várias partes do mundo, separados por insuperáveis dificuldades, embora todos tenham chegado à mesma conclusão comprobatória da verdade fundamental de sua Arte. Foi de suas descobertas e de suas contribuições intelectuais que a Astrologia nasceu, desenvolveu-se, enriqueceu-se e se aperfeiçoou, de maneira que atualmente é urna das artes mais espirituais e uma das ciências mais exatas. E' uma ciência que proporciona um discernimento da verdade em sua concepção da realidade universal em todos os seus aspectos e particularidades.

No decorrer de seus estudos, os antigos observaram que em ambos os lados do caminho solar havia um número de estrelas fixas que se agrupavam em doze constelações. Cada constelação exercia influências, tinha características similares, e peculiaridades expressas por diferentes animais. Dai então nomearem as constelações ou signos (tal como hoje chamamos) com seus nomes. Ainda observaram que quando o Sol ou os astros em seu percurso entravam com um desses signos, raios sutis e invisíveis do signo reagem sobre a vibração planetária fazendo-se sentir em a natureza e em milhares de seres humanos distanciados entre si. Essas projeções dos corpos celestes influenciaram o destino dos seres humanos e, dessa forma, de todos os seus negócios. Assim a “arte horoscópica” veio à existência. O horóscopo do instante em que a criança inala a primeira golfada de oxigênio indica pela posição dos planetas do Zodíaco e pelos aspectos que formam entre si, o caráter do individuo e o seu destino.

O Campo Astrológico é extenso porque além de seus aspectos religiosos e filosóficos, aplica-se a inúmeros propósitos práticos, tais como a previsão do tempo; o plantio bem sucedido; o auxílio no diagnóstico de enfermidades, possibilitando a prescrição de um tratamento sábio e oportuno; o auxílio ao jovem na escolha e seleção de uma profissão. A Astrologia pode ainda ser usada como uma diretriz no relacionamento homem e mulher; no prognostico de guerras, epidemias, secas e tragédias. Provê base para a formulação de um calendário de exatidão. E por último. ela é a base da moderna astronomia.

 De todas as contribuições dada pela Astrologia ao conhecimento humano, duas descobertas são de suma importância (em especial para nós Estudantes dos Ensinamentos de Max Heindel):

1ª - A correlação das várias partes do corpo humano com vários planetas e Signos.
A regência das partes do corpo humano pelos astros foi um passo importante no relacionamento da Astrologia com o estudo das enfermidades. Proporcionou aos antigos astrólogos bem como a médicos e curadores (que geralmente eram astrólogos) elementos para o estudo do corpo humano, não somente como um todo, em sua estrutura física, mental e espiritual, mas também em sua relação com as estrelas, já que por intermédio do horóscopo estudavam as enfermidades incipientes desde o berço até ao túmulo, guiados pela ciência-irmã, a Astro-diagnose, o que lhes possibilitava observar as causas ocultas das enfermidades, diagnosticar sintomas corretamente e prescrever sabiamente. 

Dessa maneira a Astro-diagnose, pela penetração na alma do paciente, oferece auxilio de esperança que não poderão ser obtidos em nenhuma outra parte.

Todas aquelas influencias causadoras de desordens mentais, morais e físicas, as indicações de como um medicamento deve ser administrado, bem como o tempo favorável para tal foram investigados e estudados em tempos de Ptolomeu e Paracelso e, modernamente por Max Heindel e outros.


2ª- A compreensão adquirida em tempos recentes da precessão dos equinócios.
A precessão dos equinócios é movimento de aparente retrocesso do Sol através dos doze Signos do Zodíaco. Isso produz grandes mudanças em nosso planeta, conhecidas como evolução. Sua natureza intrínseca, com a do Signo que ocupa promove o nascimento, o crescimento e a morte das nações e de suas religiões, bem como o caráter de suas civilizações. Essa correlação da posição precessional do Sol com eventos históricos, não se harmoniza só exotericamente com as teorias avançadas de nossos melhores astrólogos, mas também esotericamente com Ensinamentos Princípios Rosacruzes expostos por Max Heindel.

Referências às influências precessionais são encontradas no velho Testamento, na alusão aos dois animais: o Touro e o Carneiro (os símbolos dos Signos de Taurus e Aries). Antes da Religião Mosaica, o Touro era cultuado com sacrifícios. Porém quando Sol precessão entrou no Signo de Áries, o Cordeiro foi oferecido em sacrifícios, e líderes daquela dispensação foram chamados de Pastores. Essa foi a era em que os profetas de Israel – homens de grande sabedoria e profunda compreensão – “falavam”, como se registra no Antigo Testamento. Aquela foi a era também da civilização Grega, onde o drama, a arte, a filosofia e a ciência floresciam e onde estabeleceram-se os fundamentos da nossa civilização ocidental.
Traduzido da revista Rays from the Rose Cross e publicado na revista Serviço Rosacruz, maio 1973  

Nenhum comentário:

Postar um comentário