PLUTÃ0 - PRINCÍPIO DO FOGO CONGELADO

Do livro: Estudos de Astrologia, Elman Bacher, vol II, cap.VII, parte 1
publicado na revista Serviço Rosacruz, julho 1966
Este assunto é apresentado na esperança de que seja uma contribuição útil àqueles estudantes de astrologia que se interessem por psicologia a fim de permitir-lhes compreender melhor os aspectos-desejo da consciência humana. Hoje em dia há muitos complexos e remotas emocionalidades, resultantes da má compreensão e de frustrações da consciência sexual das pessoas. Para ajuda-Ias a encontrar uma solução razoável é necessário que, primeiramente, sintamos necessidade íntima de procurar e iluminar nossa própria consciência nesses aspectos.

A evolução é geração e regenerarão. Fobia, psicoses idéias fixas etc.,são termos usados para aqueles níveis de consciência emocional carentes de liberação construtiva. As vítimas desse estado de consciência, condescendem em estagnar-se, cristalizar-se congestionar-se e retroceder.

Quando aplicamos a Astrologia espiritual para contribuir nas conclusões em moderna psicologia, vemos que nenhum símbolo é mais significativo que o de Escorpião a expressão da oitava casa do horóscopo abstrato (sexo, regeneração ou degeneração).

Como signo fixo aquático, Escorpião se assemelha ao gelo comprimido e imóvel. Como significador emocional expressa sentimento na mais intensa forma. Ele é o grande oceano do poder-desejo que move a humanidade inteira e a leva a extrair o pábulo, a essência anímica que alimenta a alma emocional depois de haver sido transmutada pelo amor, para regeneração da vida. Fisiològicamente Escorpião representa a função excretora do corpo, a libertação dos materiais em estado fluídico, Relaciona-se, pois com o polo negativo do éter químico, ex­pulsando do corpo tudo o que deve ser eliminado, em defesa da saúde e a fim de que o processo transmutativo e regenerativo se realize normalmente.

A referência que acima fizemos ao Amor poderá ser melhor com­preendida se adotarmos um desenho Ilustrativo: façamos um circulo em branco e coloquemos o símbolo de Áries na cúspide da primeira casa (ascendente) e Taurus na cúspide da segunda casa. Esse é o retrato do "EU SOU" a expressão da consciência do ser (1ª casa) e do "EU TENHO", (2ª casa), o reconhecimento da relação com as coisas da vida, através da consciência de posse.

Taurus, venusino signo térreo e frutífero, simboliza a manutenção e sustentação da vida física. Representa, pois, nossas raízes neste mun-do por meio das quais, pelo sentid' de ter, de possuir, nutrimos o apego, o amor à vida e o prazer de lutar.

Nos primórdios de nossa evolução, os primitivos níveis da segunda casa não implicava consciência de, relacionamento com outras pessoas senão apenas um "sentimento" ou "emoção" de propriedade. Por força dessa emoção e de conformidade com nessa consciência de avaliação e interesse pelas coisas da terra, tingíamos todo o nosso destino, ori­entávamos nossos esforços.

Acrescentemos em nosso desenho o símbolo de Libra na cúspide da sétima casa. Isso mostra que o "Eu Sou da primeira casa", Áries, encontra sua realização e transcendência em o "Nós Somos" da associação, do matrimônio ou outro qualquer relacionamento, indicados pela sétima casa. Assim, o conhecimento isolado da primeira casa se amplia e se permuta na experiência do diálogo, da conjugação.

A sétima casa é a primeira do hemisfério superior do horóscopo, a iniciação nos níveis da consciência anímica, por meio do amor-reconhe-cimento, do amor que se comunica através da mecânica do relaciona­mento. A sétima casa, por sua vez; alicerça-se na oitava, que exprime a polaridade da consciência anímica da segunda casa. É, como já foi dito, a mola do desejo, os fogos da polaridade de troca, o impulso e atração que nos aproximam do sexo oposto e dos do mesmo sexo que podem realizar nossos desejos de aumento de posses.

Coloquemos o símbolo de Escorpião na cúspide da oitava casa, para completar a expressão individual nos níveis evolucionários. Escorpião nos impele ao encontro dos outros e através das experiências chegamos a compreender que somente o amor assegura harmoniosa relação. Reali­zamos, então a transmutação e a regeneração da consciência.

Sugerimos a todos os estudantes de Astrologia que se detenham no exame e meditação desse desenho. É o quadro simbólico do Jardim do Éden, relatado na Bíblia, o nascedouro da consciência do sexo e a ini ciação ao matrimônio. A interpretação pervertida dessa alegoria, através de milhões de anos tem sido causa de mais tragédia e sofrimento do que qualquer outro fator. Eva é a consciência anímica ou do hemisfério superior do horóscopo. Ela surge da necessidade de o indivíduo transcender as condições da primeira casa (isolamento, para auto-ma-nutenção, inocência ou ignorância). O ser humano real é um composto vibratório de Adão e Eva. O sexo é mera especialização da polaridade expressa em termos físicos e que só alterna em cada renascimento, por regra geral. O sexo atende a necessidades específicas de geração e de evolução. Não há superioridade do macho sobre a fêmea. Todos nós, em consciência e subconsciência egóica somos ambas as coisas. Os astrólogos devem saber isso.

Agora façamos outro desenho para estudo de Escorpião.

Um círculo em branco; um quadrado formado de linhas retas entre os meios das casas 2ª, 5ª, 8ª e 11ª (signos fixos). Temos a forma geométrica perfeita de uma "quadratura estática", repousando na base. Esse é o símbolo com que representamos a quadratura, ou seja, o relacionamento adverso entre dois planetas que se encontram dentro de uma órbita de noventa graus. Considerando que os significadores dessas casas são todos signos de poder emocional, estudaremos o relacionamento-polaridade desses signos, aos pares.

Conectando o ponto mediano da quinta com o da décima-primeira casa temos a polaridade Léo-Aquárius, que exprime o poder criador do amor pessoal no relacionamento entre pais e filhos. A regeneração desse aspecto depende de que essa relação entre pais e fi­lhos seja espiritualmente realizada dentro da vibração do poder-amor Impessoal de Aquárius, no qual es­tão incluídos todos os padrões de relacionamento, nas expressões de amizade e de fraternidade. Esses dois signos são poder-amor como radiações. Já o padrão Taurus-Escorpião representa recursos de amor-poder que se expressam como "desejo de posse de cousas" e "desejo de posse de experiências-amor".

A quadratura estática que traçamos nos dá a chave para o significado real do aspecto adverso que conhecemos como quadratura. Ela simboliza no horóscopo, potencialidade para sofrimento, problemas surgidos de frustrações ou derivados de expressões inespiritualizadas do podor- desejo. Explicamos:

Nossos problemas se agitam na consciência, com uma sensação dolo-rosa. Essa dor decorre de contado desarmonioso com outras pessoas ou de- nossas reações vibratórias face aos padrões de consciência dessas pessoas. Essa experiência nos é proporcionada pela sétima casa (associação) e pela oitava, pois ambas constituem o "setor vibratório de troca". Nossos estados irregenerados de consciência, os desejos não realizados ou não expressos, sincronizam-se com um padrão complementar de outra pessoa. Então nossa experiência-relacionamento se realiza. Considerando que essa fase de vivência vem-nos sempre através de outra pessoa, examinemos o desenho da quadratura estática, começando por Escorpião.

O círculo como sabemos, representa o plano evolutivo que se realiza através de sucessivos renascimentos. O nascimento físico é simbolizado, em cada reencarnação, pelo Ascendente, a cúspide da primeira casa. Contudo em cada encarnação a "segunda casa" é iniciada pela primeira reação do conhecimento sexo; a admissão do próprio complemento, do próprio "outro ser", o próprio símbolo vivente da realização do desejado e do necessitado. Partindo daí podemos pensar no círculo como iniciando suas revoluções desde o momento em que a humanidade — no abstrato (Adão e Eva) — tornou-se consciente do desejo de realização através do processo da polaridade de troca. Aí começou a troca vibracional da experiência física do sexo e se estendeu através de todos os estágios de desenvolvimento de trocas mentais, criadora e de relacionamentos biológicos e não biológicos.

Escorpião é o fundamento do poder-desejo dessa entidade que cha­mamos humanidade. Desse poder-desejo os seres, vivos derivam sua perpetuação e expressão criadora. Ora trazemos desde o "primeiro Adão" a carga acumulada dessa força. Cada ser humano, simbolicamente, é como um "iceberg" que mostra acima da superfície apenas uma parte pequena de sua totalidade. Cada um de nós possui "uma grande área" de potencial desejo submergida ou irreconhecida nesse grande depósito de nosso passado evolutivo. E os nossos depósitos, acumulados constituem o que muitos pensadores chamam ae "inconsciente coletivo". Cada ser humano, em dado momento, por afinidade, vibra dentro de certo nível desse "corpo de desejo coletivo" pois temos obrigatória relação com ele, influenciando-o e sendo por ele influenciado, segundo nossa tônica emo­cional. (Isso nos dá uma idéia da importância da missão de Cristo, ao purificar e elevar o grau vibratório do corpo de desejos da Terra o de­nominado "inconsciente coletivo").

Usando os termos e pontos de vista tradicionais e ortodoxos, poderíamos dizer que Escorpião representa a "fonte do mal". O demônio é o eterno tentador, o eterno impulsionador para a direção errônea, a eterna armadilha para o incauto o arqui-destruidor do bem, o adversário do Homem, "a marronha nas narinas do Mais Elevado". Não queremos criticar nem disputar com os ortodoxos, mas essas frases representam as atitudes simplistas das pessoas que vêem a vida como "preto e branco" "dia e noite", "bem e mal" e assim por diante. Esses conceitos têm sido e ainda são necessários porque servem como definidos indicadores de conduta à humanidade comum em evolução. É compreensível a existência de tais "moldes", para orientar as expressões emocionais e evitar a confusão social. (Daí a criação das Leis Mosaicas).

Mas o desejo não teria finalidade se se situasse além das mais primitivas necessidades. De que valeria se, de tão elevado, não o pudéssemos sentir nas fases mais inferiores da evolução? Ele opera como "mola" desde as fases primeiras como processo alquímico de qualquer indivíduo ou par, ou grupo de indivíduos, pela espiritualização gradual da consciência-amor e do desenvolvimento e expressão da inteligência (pois a força criadora, transmutada aumenta o poder mental). Pelas experiências emotivas o amor-próprio se torna amor ao companheiro e à prole; a auto-proteção se torna devoção à família, à tribo e ao Estado, transcen­dendo depois à humanidade. As forças da sexualidade, pelas experiências do relacionamento pelo choque de interesse e necessidade de co--existência harmoniosa, são elevadas em qualidade de vibração, para abranger níveis criadores e poder mental. Através dela a consciência total do indivíduo amadurece em desejo de aprimoramento, expande-se para mais amplo conhecimento do próximo e do Universo e suscita a Sabedoria na realização de ideais superiores.

Assim Escorpião, por meio doa padrões da oitava casa, torna possível a extensão das experiências da décima casa (meio social), da undécima (amigos, ideais) e duodécima (resgate de destino).

Escorpião é mau somente para aqueles que vêem o mal como "entidade estática" porque, pela realização dinâmica ele é a fonte do amor, de toda a aspiração. Ainda mais, pela realização da experiência-relacionamento, é ele a fonte da sabedoria.

Escorpião é um signo fixo de grande e potencial poder. Sua vibração poderosa constitui um alicerce de grandes recursos para os planetas e forças que nele se colocam e se aspectam. Ele mostra até que ponto, a longo prazo conseguimos disciplinar o poder emocional A influência de Escorpião nunca é superficial ou insignificante. Ele dá potência e impulso muito forte para o bem ou para o mal. O desejo nele se concentra e quando se libera construtivamente, assume a fôrça um dever irreprimível e inadiável.Se é liberado destrutivamente, traz falhas e destino doloroso para o futuro.

Saturno, o grande obstrutor em Escorpião provoca uma inibição emocional mais forte que qualquer outra, pela intensidade do medo ou de fixação. Já o Sol em Escorpião representa um potencial de propósito dos mais constantes. Marte, em Escorpião representa sexo-desejo em sua mais aguda necessidade de expressão. Mercúrio em Escorpião, exprime uma influência que deve merecer nossa vigilância, porque está amparado por expressões irregeneradas de ciúmes, frustrações medos,etc.. Suas palavras podem ter efeito devastador na mente e nos sentimentos de outras pessoas. A Lua e Vênus, em Escorpião tornam o homem bem masculino e a mulher bem feminina. E quando não podem os nativos se exprimir como autênticos homens e autênticas mulheres, tais fatores não satisfatoriamente liberados, passam a exprimir-se como natureza dominadora.

Todas aquelas posições planetárias exigem expressões transmutativas por meio da liberação, tornada possível através da consciência--amor, da mutualidade do relacionamento, permuta sexual satisfatória e geração frutificada ou níveis impessoais do serviço amoroso ou criação de qualquer espécie. Tais são os fogos que não podem, indefinidamente, permanecer abafados. Devem-se lhe permitir expressão, como diz Paulo apóstolo. De qualquer modo atingirão um dia pela experiência, os aspectos construtivos e espirituais.

No esforço de maior compreensão da vida, há um fator psicológico relacionado com Escorpião que deve ser considerado, embora desa­gradável. Esse fator — um estado emocional individual e coletivo, resulta essencialmente da omissão ou falha na libertação construtiva das forças do desejo. O desejo deve ser canalizado e expresso devidamente. A omissão ou expressão falha se exprime em algum desarranjo físico, porque o corpo físico é uma expressão externa dos veículos mais subtis. As causas, lá postas em ação, se expressam aqui como conseqüências.

Repetimos: Escorpião representa toda função excretora do corpo físico. Impedimento ou omissão, quer dos elementos residuais da pele quer dos intestinos, da bexiga, dos pulmões, como das emoções, resultam em desarmonia física.

É muitas vezes dificultoso remediar as congestões da natureza de desejos. Qualquer estudante pode. com um pouco de reflexão, descobrir em si mesmo e nas pessoas que bem conheça, as origens e natureza des­sas congestões. Isto é importante porque muitas vezes, tais forças, re­presadas, assumem forma trágica e produzem desequilíbrios sérios. A maior tragédia de Escorpião não regenerado é a frustração, o recalque da imperiosa necessidade da geração. Hoje se reconhece essa causa nas miríades de doenças de ordem emocional, nervosa e mentais, a afligir as pessoas em todas as fases da vida. São raras as pessoas cuja elevação e pureza não necessitam dessa forma particular de liberação da força criadora. Também só nas altas lniciações se exige a castidade absoluta É natural e saudável do ponto de vista relativo da presente fase de evolução, experimentem a satisfação da necessidade de união no companheirismo do relacionamento-amor. Falhando essa realização, quando é profundamente desejada e requerida, o indivíduo se prejudica e por reflexo passa a julgar os outros sob esse desvirtuamento. Escorpião não realizado, seja onde estiver colocado no horóscopo, gera força e tendência potencial para a crueldade, a desonestidade, o assassínio e toda forma de destruição, para satisfação e gratificação de sua natureza de desejo, como uma grande represa que rompa os diques. Assim como das condições tóxicas orgânicas advém formação eliminativa de furúnculos e erupções diversas, a consciência pode expelir toda a gama de impulsos tenebrosos, na forma de liberação. A história do desenvolvi­mento da humanidade como organismo sexual é decifrada dentro de capítulos de medos, perversões, doenças e loucuras, toda vez que sem o preparo interno, as pessoas "concordam" em viver emocionalmente dentro de padrões distantes de sua maneira de realização amorosa.

O matrimônio poderia ser uma correspondência natural entre duas pessoas dentro dos termos de relação emocional apropriada. Porém torna-se, por influências diversas um instrumento de interesses fami­liares, aquisição de propriedades, de fortuna, de poder temporal, interes­ses de continuação de dinastias e somente os céus sabem o que mais. Uma fórmula religiosa bem afastada da realidade científica e oculta foi imposta: sendo o homem e a mulher míseros vermes com o pesado fardo do pecado original não têm direito senão à punição, à dor. O merecimento às alegrias e às realizaçes de seus impulsos não existe aqui na Terra.

Essa "filosofia" tem envenenado as mentes e as emoções de milhões de pessoas através dos séculos. Mas atualmente estamos chegando às raízes dos males humanos, estudando-as e concluindo que o homem não poderá libertar-se e regenerar-ses senão por meio de uma vida bem vivida, espontânea, baseada numa filosofia saudável, construtiva amo­rosa e de feliz liberação.

Todos conhecem algumas conseqüências desse desvio ou repressão emocional, comprometendo a felicidade dos que vivem juntos desses enfermos desprevenidos. Conhecemos pessoas que já se conformaram com o sofrimento e a ele se consagraram, por falta da experiência amorosa; matrimônios que representam eterna fricção entre as partes; crianças obrigadas a viver com adultos congestionados de cuidados, em virtude de doença mental ou física ou deficiência do caráter; mulheres persuadidas a se casarem com homens que as mantêm em contínua escravização aos seus impulsos de desejos, sem resultados frutíferos; homens que não se livraram das amarras psicológicas à mãe; crianças que nascem de pais que não as desejam e não as tratam com afeição e consideração; pessoas que passam uma inteira encarnação com medo da própria sexualidade, envergonhando-se até de pensar em "fazer alguma coisa disso".

Efeitos tristes tenebrosos, engendrados em vidas anteriores, mas com essa raiz, revelada no horóscopo. Tormentos, dores medos, sentimentos de inferioridade crueldade, dominação, auto-destruiçâo, e até loucura: evidências da congestão da natureza de desejos.

O remédio está na iluminação, na educação espiritualizada, acrescida por firme resolução de viver saudavelmente, belamente, amorosamente, no relacionamento consigo mesmo e com as demais pessoas.

O primeiro passo é a análise e compreensão adequada destas falhas e tendências em nosso tema. Depois, a vigilância, o esforço e dedicação concentrados no lado do bem, dentro de nossas possibilidades atuais sem perder nossa autenticidade. Um hábito com outro se corrige. A cha­ve do corpo vital é a repetição. A iniciação se inicia por esse processo, no perseverante e liberado impulso para atender à nossa natureza mais elevada. Assim os recursos do desejo transmutam-se e passam a har-monizar-se, em suas expressões, com nossas necessidades evolutivas e na redenção das deficiências cármicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário